terça-feira, 5 de abril de 2011

Tudo Sobre DOAÇÃO DE SANGUE

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.

Qualquer um, inclusive VOCÊ, pode em algum
momênto sofrer um acidente ou problema de 
saúde e precisar de uma transfusão de sangue .

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações
A Doação:
Antes da doação, o candidato irá passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir a doação. 
A coleta de sangue para doação consiste na retirada de cerca de 450ml de sangue, através do uso de material descartável, de uso único e estéril. O tempo de permanência do doador no Banco de Sangue, incluindo coleta e triagem, é de aproximadamente 30 minutos
A coleta do sangue é feita com material totalmente estéril e descartável – não há risco de transmissão de doenças para o doador. Procede-se primeiramente a antissepsia da pele do doador no local da punção. Da veia do doador, o sangue é transferido para uma bolsa estéril, ligada a duas outras bolsas que servirão para separar os componentes do sangue. Durante esta retirada, que dura cerca de dez minutos, o sangue é misturado a um anticoagulante já presente na bolsa de coleta e amostras são retiradas para exames de laboratório. Todo esse sistema de coleta forma um circuito fechado, no qual o sangue não entra em contato com o meio exterior, o que diminui sensivelmente as chances de contaminação.

O que é feito com o seu sangue doado?
A bolsa de sangue será enviada para o setor de fracionamento e será liberada para uso, se os exames laboratoriais forem negativos.
Simultaneamente ao fracionamento, as amostras de sangue são encaminhadas ao laboratório do Hemocentro a fim de serem submetidos a exames sorológicos e imunohematológicos.
O sangue coletado é submetido a uma série de etapas antes de ser liberado para utilização. Assim, a doação de uma pessoa pode ajudar até 04 pacientes que dependem de sangue para sobreviver.
O fracionamento é a separação do sangue em seus diversos componentes para transfusão. As bolsas são colocadas numa centrífuga que gira em uma rotação pré estabelecida por um período necessário para que o sangue seja fracionado em suas diferentes partes. Utilizando a centrifugação e outras técnicas apropriadas, consegue-se separar plasma, plaquetas, hemácias e crioprecipitado.















Sobre o sangue... 
O sangue é constituído por diversos tipos de células que constituem a parte sólida do sangue e cerca de 45% do volume total. Já os 55%restantes são formados de uma parte líquida chamado plasma. Estas células são divididas principalmente em glóbulos brancos (células de defesa), glóbulos vermelhos (transporte de oxigênio) e Plaquetas (atuam no processo de coagulação). O plasma componente líquido é formado por 90% de água, 1% de substância inorgânica (como potássio, cálcio, ferro, sódio...) 7% de proteínas plasmáticas. (albumina, imunoglobulinas e fibrinogênio principalmente). A quantidade de sangue no homem representa cerca de 8% de sua massa total e a cor vermelha do sangue se da pela presença de milhares de moléculas de hemoglobina nas hemácias.

Os doadores de sangue geralmente doam o sangue total. Mas em muitos casos eles podem doar plaquetas, plasma ou até granulócitos. Apesar de alguns países ainda transfundirem sangue total, é mais comum que o sangue seja separado em seus componentes primários antes de ser testado e usado na medicina transfusional. 
Confira quais são os componentes principais e suas funções:































Compatibilidade sanguínea:
















DOE SANGUE!!
Doação de Sangue: PERGUNTAS FREQUENTES- CLIQUE AQUI
Saiba mais sobre a DOAÇÃO de Sangue (Veja se você pode ser doador, restrições, como é feito, etc.)- CLIQUE AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida, sugestão, pedido ou reclamação